sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rodeada de mistérios, Machu Picchu completa 100 anos de sua descoberta

Por Ana Carolina Costa e Kelly De Conti Rodrigues

No dia 24 de julho de 1911, o professor norte-americano Hiram Bingham, integrante de uma expedição financiada pela Universidade de Yale (Estados Unidos) e pela National Geographic, encontrou as ruínas daquilo que parecia uma cidade no cume de uma montanha localizada em meio à floresta amazônica no sudeste do Peru. O lugar foi chamado de Machu Picchu, que significa velha montanha em quíchua, uma língua indígena da região. Era um novo mundo a ser explorado.

Hoje se sabe que as construções da “cidade perdida” (apelido dado ao local por Hiram) datam do século XV e foram construídas a mando do imperador inca Pachacútec. Mas ainda existem perguntas a serem respondidas. O fato de a cidade estar localizada em um local pouco propício para planos de engenharia ou o significado das misteriosas construções de Machu Picchu são questões que permanecem.

A cidade perdida é dividida em duas partes: uma agrícola, formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada, com templos, praças e mausoléus reais. Considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, ela atrai turistas do mundo todo.

A grande quantidade de pessoas que freqüentam o local, no entanto, causou alguns problemas. Segundo a Unesco, a estabilidade da montanha poderia estar em risco e, para garantir a preservação, o órgão estabeleceu o número máximo de 1.800 visitantes por dia. Apesar da restrição, Machu Picchu representa 70% da arrecadação do Peru com turismo, o que se traduz em 100 milhões de dólares por ano.


Especialista explica os mistérios de Machu Picchu

Confira a entrevista que Cristiana Bertazoni, doutora em História Pré-Colombiana pelo Departamento of Art History and Theory da University of Essex (Inglaterra), concedeu ao Pero. Cristiana fala sobre as teorias envolvendo Machu Picchu e a civilização inca:
Entrevista com Cristiana Bertazoni


Uma visita diferente, pero no mucho

Neste site, você pode fazer um tour virtual por Machu Picchu:
http://www.panoramas.pe/machupicchu100.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário